terça-feira, 14 de junho de 2011

Quando...


Quando o cansaço chegar e o desânimo da fé tentar se apossar,
Quando a dor da alma for insuportável por conta de um amor não correspondido,
Quando as palavras de cobrança aumentarem a solidão e trouxerem o pavor de ficar só,
Quando a dúvida trouxer ameaça de morte e o medo insistir em ficar,
Quando as preocupações impedirem o sono,
Quando os amigos faltarem e os inimigos aumentarem,
Quando avalanches de acusações e infâmias se levantarem,
Quando preso nas teias das injustiças for impedido de se mover,
Quando a ferida do passado se abrir no presente,
Quando o desespero tomar conta e pensar que é o fim,
Quando as portas estiverem fechadas e não houver nenhuma luz no fim do tunel,
Quando tudo parecer perdido e até as orações soarem como palavras vazias jogadas ao vento,
Quando não houver esperança em mais ninguém deste mundo,


O Altar é o Lugar.


O Sangue é o Meio.


O Espírito Santo é a Resposta.


Quando você se odeia, você odeia a Deus e odeia as outras pessoas.
Quando você se põe pra baixo, você põe Deus pra baixo, você põe as outras pessoas pra baixo.
Quando você fala mal da sua aparência, você fala mal de Deus, você fala mal dos outros.
Quando você pensa que não pode, você pensa que Deus não pode e pensa que outros não podem.
Quando você faz pouco caso de si, você faz pouco caso de Deus e faz pouco caso do outros.
Quando você não acredita em si mesma, você não consegue acreditar em Deus e não consegue acreditar nas outras pessoas.




Você pode ser o Cristão mais fiel do mundo, ir à igreja todos os dias e ainda assim ferir a Deus dessa maneira. Se você quer ter um relacionamento com Deus, comece a se ver do jeito que Deus te vê...


Aqui está o que Ele diz sobre você:

Como és formosa, amada minha, eis que és formosa! os teus olhos são como pombas por detrás do teu véu; o teu cabelo é como o rebanho de cabras que descem pelas colinas de Gileade. Os teus dentes são como o rebanho das ovelhas tosquiadas, que sobem do lavadouro, e das quais cada uma tem gêmeos, e nenhuma delas é desfilhada. Os teus lábios são como um fio de escarlate, e a tua boca e formosa; as tuas faces são como as metades de uma roma por detrás do teu véu. O teu pescoço é como a torre de Davi, edificada para sala de armas; no qual pendem mil broquéis, todos escudos de guerreiros valentes. Os teus seios são como dois filhos gêmeos da gazela, que se apascentam entre os lírios. Antes que refresque o dia e fujam as sombras, irei ao monte da mirra e ao outeiro do incenso. Tu és toda formosa, amada minha, e em ti não há mancha. Vem comigo do Líbano, noiva minha, vem comigo do Líbano. Olha desde o cume de Amana, desde o cume de Senir e de Hermom, desde os covis dos leões, desde os montes dos leopardos. Enlevaste-me o coração, minha irmã, noiva minha; enlevaste- me o coração com um dos teus olhares, com um dos colares do teu pescoço. Quão doce é o teu amor, minha irmã, noiva minha! quanto melhor é o teu amor do que o vinho! e o aroma dos teus ungüentos do que o de toda sorte de especiarias! Os teus lábios destilam o mel, noiva minha; mel e leite estão debaixo da tua língua, e o cheiro dos teus vestidos é como o cheiro do Líbano. Jardim fechado é minha irmã, minha noiva, sim, jardim fechado, fonte selada. Os teus renovos são um pomar de romãs, com frutos excelentes; a hena juntamente com nardo, o nardo, e o açafrão, o cálamo, e o cinamomo, com toda sorte de árvores de incenso; a mirra e o aloés, com todas as principais especiarias. És fonte de jardim, poço de águas vivas, correntes que manam do Líbano!
Agora por que você e eu, pequenos terráqueos, discordaríamos disso?


No dia 21-05-2011,dia do meu niver, visitamos a escola de Idiomas Yázigi, em João Pessoa-PB, para podermos conhecer os recursos pedagógicos e métodos de ensino utilizados para o ensino de idiomas (inglês, espanhol, francês e português para estrangeiros)no mesmo local. Nesta excursão, supervisionados pela professora Patrícia e juntos com a turma de Letras 2008.2 inglês noite, fomos muito bem recebidos pela coordenadora pedagógica da escola. Ela nos mostrou todas as dependências do Yázigi (salas de aula, biblioteca e midioteca, sala de estudos, sala de informática, auditórios, salas de coordenação, etc) e nos deu uma aula de demonstração onde apresentou na prática alguns recursos utilizados pelos professores do Yázigi, como data show, audio, quadro branco interativo, música, papel, cartolina, internet, entre outros.
A orientadora pedagógica nos disse que nas turmas Kids 1, que é de crianças apartir de 3 anos de idade, são utilizados alguns rucursos como fantoches, massa de moldar e vários tipos de jogos pedagógicos.
Pudemos notar que existem vários tipos de recursos pedagógicos que possui avançada tecnologiat. Avaliamos de forma muito positiva essa excursão.

Jogos didáticos:jogo da memória

O jogo não é simplesmente um “passatempo” para distrair os alunos, ao contrário, corresponde a uma profunda exigência do organismo e ocupa lugar de extraordinária importância na educação escolar. Estimula o crescimento e o desenvolvimento, a coordenação muscular, as faculdades intelectuais, a iniciativa individual, favorecendo o advento e o progresso da palavra. Estimula a observar e conhecer as pessoas e as coisas do ambiente em que se vive. Através do jogo o indivíduo pode brincar naturalmente, testar hipóteses, explorar toda a sua espontaneidade criativa. O jogo é essencial para que a criança manifeste sua criatividade, utilizando suas potencialidades de maneira integral. É somente sendo criativo que a criança descobre seu próprio eu (TEZANI, 2004).


Diante do que foi exposto nas aulas confeccionei o jogo da memória com o tema das frutas,utizei apenas papel cartão,caneta hidrocor e imagens de frutas.Não é difícil confeccionar um jogo como este,mas é necessário imaginação para ousar e aplicar em outros conteúdos.
as regras deste jogo são:o nome das frutas em Inglês ficam de um lado,já as imagens ficam no o0utro lado,o jogador pega uma carta de cada lado tentando encontrar a imagem e nome corretos.

Recursos Didáticos:álbum seriado



Álbum Seriado é uma coleção de folhas organizadas, numa encadernação de madeira ou papelão; pode conter fotografias, letreiros, mapas, gráficos, cartazes, gravuras, etc. Pode ser posto num tripé.

Seus possíveis conteúdos são:
· Os numerais;
· O alfabeto;
· Objetos escolares;
· Comidas;
· Vocabulário de um texto;
· Roupas;
· Objetos eletrônicos, entre outros...


Conteúdo escolhido: O alfabeto (alphabet)
Público alvo: 6º ano (escola pública) 4º ano (particular); no meu ponto de vista em todas as séries, no início das aulas de língua estrangeira. (grifo dela)


Vantagens:
· Ajuda a apresentar a aula de maneira mais organizada, orientada e dirigida, sem dar margem a dispersões ou confusões;
· Concentra a atenção dos alunos no tópico que está sendo desenvolvido;
· Cria maior expectativa nos alunos com relação aos tópicos seguintes;
· Fixa os tópicos essenciais;
· Ajuda os alunos a visualizar melhor as idéias através de ilustrações.


Desvantagem:
· A questão do custo, pois utiliza muitos materiais e é necessário tempo e dedicação para que o mesmo fique bem elaborado e atraente aos olhos dos alunos.




Fonte:
PILETTI, Claudino. Didática geral. Série Educação. 23ª ed.São Paulo:Editora Ática,2006.